Ementas – 1o. semestre
Leitura e produção de textos I (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Reflexões sobre as noções de língua, linguagem, variação linguística e preconceito linguístico. A universidade como esfera da atividade humana. Leitura na esfera acadêmica: estratégias de leitura. Gêneros acadêmicos (leitura e escrita na perspectiva da metodologia científica e da análise de gêneros): esquema, fichamento, resenha, resumo (síntese por extenso), memorial e seminário. Normas da ABNT.
Bibliografia Básica:
- ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. 5. ed. São Paulo: Parábola, 2005.
- DISCINI, N. Comunicação nos textos: leitura, produção e exercícios. São Paulo: Contexto, 2005.
- FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.
- FONTANA, N. M.; PAVIANI, N. M. S.; PRESSANTO, I. M. P. Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação. Caxias do Sul, R.S: Educs, 2009
Bibliografia Complementar:
- MACHADO, A. R. (Org.). Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
- _______. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.
- _______. Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para a revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola, 2007.
- MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos nos Espaços Lusófonos (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Temporalidades do processo colonial nos países de língua portuguesa (práticas, trocas e conflitos culturais – ocupações e resistências). Movimento Panafricanista, Negritude; Relações étnico-raciais e racismo; Movimento Negro e Indígena no Brasil e as políticas de ação afirmativa. Gênero, sexualidade. Movimentos Feministas e LGBTT. Tolerância religiosa. Direitos Humanos. Diferenças e Desigualdades. Cultura afro-brasileira.
Bibliografia básica:
- CARNEIRO, Sueli. Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro Edições, 2011.
- EDEM KODJO E DAVID CHANAIWA. Pan-africanismo e libertação(Cap.25). In: História geral da África, VIII: África desde 1935 / editado por Ali A. Mazrui e Christophe Wondji. – Brasília: UNESCO, 2010.
- KI-ZERBO, Joseph. et al. Ali A. Mazrui e Christophe Wondji. Construção da nação e evolução dos valores políticos. In: História geral da África, VIII: África desde 1935 / editado por Ali A. Mazrui e Christophe Wondji. – Brasília : UNESCO, 2010. Cap. 16.
- COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 10ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
- RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido de Brasil. 5ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Bibliografia complementar:
- CABRAL, Amílcar. O papel da cultura na luta pela independência. A Arma da Teoria. Unidade e Luta I. Lisboa: Seara Nova, 1978. 2ª ed.
- DAMATTA, Roberto. “Digressão a Fabula das três raças, ou problema do racismo à brasileira”. In: ____. Relativizando. Uma introdução à Antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. pp.58-85.
- MARCONDES, Mariana (org.). Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Brasília: Ipea, 2013.
- MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
- SUÁREZ, Mireya. Desconstrução das Categorias “Mulher” e “Negro”. Brasília, Série Antropologia, nº 133, 1992. Disponível em: http://www.dan.unb.br/images/doc/Serie133empdf.pdf
Inserção à Vida Universitária (15 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: A Unilab: lei No 12.289/2010, diretrizes gerais, organograma e funcionamento. Regulamentação do Conselho Universitário referente ao ensino de graduação e suas interfaces com pesquisa, extensão e assistência estudantil. Regramento normativo referente aos direitos e deveres do discente da graduação. Elementos fundamentais do projeto pedagógico do curso (perfil do egresso, disciplinas, integralização curricular e fluxograma).
Bibliografia Básica:
- UNILAB. Resolução N°017/2013. Dispõe sobre a regulamentação das normas para realização de atividades de campo (visitas técnicas, viagem de campo, Aulas de Práticas Agrícolas, aulas em laboratórios de outras Instituições, entre outras) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.
- UNILAB. Resolução N°030/2013. Normatiza os procedimentos relativos à matrícula de estudantes dos cursos de graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
- UNILAB. Resolução No 013/2013. Dispõe sobre a Criação do Programa de Apoio a participação de discentes em eventos.
- UNILAB. Resolução N°27/2014. Normas gerais para regulamentar a avaliação da aprendizagem nos cursos de graduação presencial da UNILAB.
- UNILAB. Resolução N° 36/2014. Estabelece critérios para a concessão de bolsas no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UNILAB.
- UNILAB. Resolução N° 20/2015. Altera parcialmente a resolução Nº 24/2011, de 11 de novembro de 2011, que dispõe sobre normas gerais para as Atividades Complementares dos cursos de Graduação da UNILAB.
- UNILAB. Resolução N° 001–B/2015. Altera a Resolução nº 008/2014, de 23 de abril de 2014, que regulamentou o Programa de Assistência ao Estudante (PAES) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro–Brasileira (Unilab).
- UNILAB. Guia do Estudante de Graduação da UNILAB. Disponível em http://www.unilab.edu.br/wp–content/uploads/2016/06/GUIA–DO–ESTUDANTEhttp://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2016/06/GUIA-DO-ESTUDANTE-UNILAB.pdfUNILAB.pdf
- UNILAB. Diretrizes Gerais, junho de 2010.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.
- BRASIL. Lei de Criação da UNILAB, nº 12.289, de 20 de julho de 2010.
- UNILAB. Estatuto. 2016.
- UNILAB. Regimento Geral. 2016.
- UNILAB. Resolução nº 11/2016. Dispõe sobre a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Iniciação ao Pensamento Científico: Problematizações Epistemológicas (45 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: A especificidade do conhecimento científico. Introdução ao pensamento histórico-filosófico relacionado à ciência. Origens do conhecimento, epistemologia e paradigmas científicos. A barreira científica e a representação do outro. O silenciamento da história e do protagonismo do Outro: bárbaros, asiáticos, africanos, americanos. Subaltern Studies. Novas episteme da ciência: visibilidade, problematização e conceitualização em pesquisas interdisciplinares. Do lusotropicalismo à lusofonia.
Bibliografia Básica:
- SAID, Edward. “A geografia imaginativa e suas representações: Orientalizando o oriental.” In: In: ___. Orientalismo. O oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. pp.85-113.
- CHALMERS, A.F. “A ciência como conhecimento derivado dos fatos da experiência” (trad.): in What is this thing called Science? Cambridge, HPC, 1999.
- KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo, Perspectiva, 2006.
- LAKATOS, Imre. História da Ciência e suas Reconstruções Racionais. Lisboa, Edições 70, 1998.
- PAPINOU, David. “O que é a Filosofia da Ciência?” (trad.): in Oxford Companion to Philosophy. Oxford: OUP, 1995.
Bibliografia Complementar:
- ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2002.
- BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
- CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2008.
- PANIKKAR, K. M. A dominação ocidental na Ásia: do século XV a nossos dias. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
- SANTOS, Boaventura. “Entre Próspero e Caliban”. In: _____. A gramática do tempo para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010. pp.227-249
Introdução aos Estudos Linguísticos (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Objeto de estudo da linguística: propriedades gerais da linguagem; singularidades da linguagem humana. Variação, contato e mudança linguística. Princípios de descrição e análise linguística. História da linguística da perspectiva histórico-comparativa ao estruturalismo; dicotomias saussurianas.
Bibliografia básica:
- FARACO, C. A. Estudos pré-saussurianos. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à lingüística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004, v. 3, p. 27-52.
- LYONS, J. Lingua(gem) e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
- MARTIN, R. Para entender a Linguística. São Paulo, Parábola, 2003.
- SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2012.
- WEEDWOOD, B. História concisa da Linguística. São Paulo: Parábola, 2002.
Bibliografia complementar:
- FIORIN, J. L. (Org.). Introdução à Linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
- FIORIN, J. L. (Org.). Introdução à Linguística: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
- FIORIN, J. L. (Org.) Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013.
- MARTELOTTA, M. E. (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008.
- TRASK, L. R. Dicionário de Linguagem e Linguística. São Paulo: Contexto, 2004.
Introdução aos estudos literários (60 horas. Pré-requisito: não há)
Ementa: Conceitos de literatura e fundamentos teóricos dos estudos literários. Sujeito, tempo e espaço ficcionais. Apresentação de aspectos constituintes da teoria, da crítica e da historiografia literárias.
Bibliografia básica
- ADORNO, T. Notas de literatura I. São Paulo: Duas cidades, editora 34, 2003.
- BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
- BARBOSA, J. A. A biblioteca imaginária ou o cânone na literatura brasileira. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
- EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. 4. ed. Trad.: W. Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- SOUZA, R. A. de. Iniciação aos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Bibliografia complementar
- AUERBACH, E. Ensaios de Literatura ocidental. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2007.
- COUTINHO, A. Notas de Teoria Literária. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
- EAGLETON, T. A função da crítica. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- LIMA, L. C. A ficção e o poema. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
- NUNES, B. A clave do poético: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Bibliografia suplementar
- Revista Légua e Meia. http://www2.uefs.br/leguaemeia/
- Revista Cerrados. http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/index