Ementas: optativas de linguística aplicada e língua inglesa
Análise e produção de material didático impresso e digital para o ensino de Língua Portuguesa (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Produção e análise de material didático com foco em parâmetros pragmáticos, discursivos e sociocognitivos. Materiais impressos e digitais. Produção e avaliação de material didático. Reflexão sobre as implicações ideológicas do livro didático de língua portuguesa.
Bibliografia básica
- ARAÚJO, N. M.; ZAVAM, A. (Org.). A língua na sala de aula: questões práticas para um ensino produtivo. Fortaleza: Perfil Cidadão, 2004.
- BATISTA, A. A. G.; ROJO, R (Orgs.). Livro didático da Língua Portuguesa, Letramento e Cultura Escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.
- COSTA, M. G. V.; MARCUSCHI, Beth (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2005.
- DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2011.
- ROJO, R. Escola Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
Bibliografia complementar
- BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf . Acesso em: 01 set. 2016.
- ______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Volume 1: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. p. 18-46. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf . Acesso em: 01 set. 2016.
- CHINAGLIA, J. V. Objetos educacionais digitais, multiletramentos e novos letramentos em livros didáticos de Ensino Fundamental II. Dissertação. Mestrado em Linguística Aplicada, Unicamp, pgs. 132, 2016.
- MOREIRA, V. K. Educação e Tecnologias. O Novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2009
- ROJO, R. H. R. A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. EDUC-Editora da PUC-SP, 2001.
Bibliografia suplementar
- ROJO, R. H. R.; MOITA LOPES, L. P. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília, DF, p. 14-59, 2004. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001942.pdf. Acesso em: 09 set. 2016.
- SALES, M. V. S. Uma reflexão sobre a produção do material didático para EaD. Anais do XII Congresso Internacional de Educação a Distância, ABED, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/044tcf5.pdf. Acesso em: 15 set. 2016.
Ensino de Português Língua Estrangeira/Adicional (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Reflexão sobre os princípios teórico-metodológicos que orientam a pesquisa e a prática docente em ensino de português como língua estrangeira/adicional. Produção e avaliação de material didático para o ensino de português como língua estrangeira/adicional.
Bibliografia básica
- ALMEIDA FILHO, J. C. P. Fundamentos de Abordagem e Formação no Ensino de PLE e de outras línguas. Campinas: Pontes, 2011.
- ALMEIDA FILHO, J. C. P.; CUNHA, M. J. C. Projetos iniciais em português para falantes de outras línguas. Campinas: Pontes/UnB, 2007.
- MENDES (Org.), E. Diálogos interculturais: Ensino e formação em Português Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 2011.
- SANTOS, P.; ORTÍZ ALVAREZ, M. L. Língua e cultura no contexto de Português Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 2010.
- TURAZZA, J. S.; BUTTI, C. Estudos em português língua estrangeira: homenagem à Profa. Dra. Regina Célia Pagliuchi da Silveira. Jundiaí: Pacco Editorial, 2016.
Bibliografia complementar
- CUNHA, M. J. C. Tópicos em Português Língua Estrangeira. Brasília: UnB, 2002.
- DELL’ISOLA, R. L. P. O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes, 2014.
- DIAS, R.; DELL’ISOLA, R. L. P. Gêneros textuais: teoria e prática de ensino em LE. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
- GONÇALVES, L. O ensino de Português como Língua Estrangeira: reflexões sobre a prática pedagógica. [S.I.]: Boavista Press, 2016.
- ROCHA, C. H.; BRAGA, D. B. ; CALDAS, R. R. Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. Vol. 11. Campinas: Pontes Editores, 2015.
Bibliografia suplementar
- GIL, B. D.; A., R. S. (Org.). Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas. São Paulo: Paulistana, 2012. Disponível em: http://pfol.fflch.usp.br/sites/pfol.fflch.usp.br/files/u16/Reflex%C3%B5es%20sobre%20o%20ensino%20de%20portugu%C3%AAs%20para%20falantes%20de%20outras%20l%C3%ADnguas.pdf.
- STERNFELD, L. Aprender português-lingua estrangeira em ambiente de estudos sobre o Brasil: a produção de um material. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada), 1996. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000109046&opt=4.
Gêneros orais e escritos no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa (Pré-requisito:não há)
Ementa: Concepções de gêneros escritos e orais. Estratégias pedagógicas para o tratamento dos gêneros escritos e orais a partir dos documentos oficiais de ensino.
Bibliografia básica
- BUENO, L.; COSTA-HUBES, T. C. (Org.). Gêneros Orais no Ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
- DIONÍSIO, A. P; BEZERRA, M. A (Org.) O livro didático de português: múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
- MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTOVÃO, V. L (Org.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
- MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
- SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004
Bibliografia complementar
- BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
- BRONCKART. J. Atividade de Linguagem, Discurso e Desenvolvimento Humano. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
- CRISTOVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais no ensino-aprendizagem e na formação do professor de línguas na perspectiva interacionista sociodiscursiva. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
- MAINGUENEAU, D. Gêneses do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
- MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: constituição e práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2009.
Bibliografia suplementar
- ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica–a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis) curso, Tubarão, v. 8, n. 3, p. 581-612, 2010. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/viewArticle/402 . Acesso em: 03 set. 2016.
- TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. ISSN 2176-4573, v. 7, n. 1, p. Port. 240-252, p. Eng. 239-251, 2012. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8953. Acesso em: 10 set. 2016.
Inglês: Língua e Cultura I (Pré-requisito: não há)
Ementa: Introdução a situações prático-discursivas da língua e cultura inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais para o desenvolvimento inicial das quatro habilidades comunicativas em nível elementar. Aspectos sócio-culturais e interculturais de temas do cotidiano acadêmico em língua inglesa. Noções da literatura africana em língua inglesa.
Bibliografia básica
- AFRICAN POETRY PROJECT. Letters from Africa: the modern African poetry compilation. Seattle: Createspace, 2015.
- GOLDSTEIN, Ben. Framework. Elementary Level – Livro 1A. São Paulo: Richmond-Moderna, 2007 (com caderno de exercícios).
- MOORE, G.; ED, U. B. (Org.) The Penguin Book of Modern African Poetry. Penguin Books: Inglaterra, 1998.
- MURPHY, R. Essential Grammar in Use. USA: Cambridge, 2007.
- OSTROWSKA, S. Unlock. Reading and Writing Skills 1. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
Bibliografia complementar
- LARSEN-FREEMAN, D. Grammar Dimensions 1 – Form, meaning and use. Cengage Learning, 2008.
- RICHARDS, J. Interchange 1 – 3rd Edition. Cambridge: CUP, 2005.
- RICHARDS, J. Interchange Intro – 3rd Edition. Cambridge: CUP, 2005.
- THEWLIS, S. Grammar Dimensions 3 – Form, meaning and use. Boston: Cengage Learning, 2006.
- WISNIEWSKA, I; SAMUDA, V; RIGGENBACH, H. Grammar Dimensions 2 – Form, meaning and use. Boston: Cengage Learning, 2006.
Bibliografia suplementar
- BALTIS, C.; KENNEDY, P. Today in the Life, Yesterday in the Life and Tomorrow in the Life: A collection of stories for English language learners. Toledo: Hippo Books, 2014.
- HAWTHORNE, N. The House of the Seven Gables. English Graded Readers. Level 1. São Paulo: Pearson, 2008.
Inglês: Língua e Cultura II (60 horas. Pré-requisitos: Inglês: Língua e Cultura I)
Ementa: Introdução a situações prático-discursivas da língua e cultura inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais para o desenvolvimento inicial das quatro habilidades comunicativas em nível básico. Aspectos sócio-culturais e interculturais de temas do cotidiano acadêmico em língua inglesa. Noções da literatura africana em língua inglesa.
Bibliografia básica
- AFRICAN POETRY PROJECT. Letters from Africa: the modern African poetry compilation. Seattle: Createspace, 2015.
- GOLDSTEIN, Ben. Framework. Elementary Level – Livro 1B (com caderno de exercícios). São Paulo: Richmond-Moderna, 2007.
- MOORE, G.; ED, U. B. (Org.). The Penguin Book of Modern African Poetry. Penguin Books: Inglaterra, 1998.
- MURPHY, R. Essential Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
- OSTROWSKA, S. Unlock. Reading and Writing Skills 1. Reino Unido: Cambridge, 2014.
Bibliografia complementar
- LARSEN-FREEMAN, D. Grammar Dimensions 1 – Form, meaning and use. Cengage Learning, 2008.
- RICHARDS, J. Interchange 1– 3rd Edition. Cambridge: CUP, 2005.
- RICHARDS, J. Interchange Intro – 3rd Edition. Cambridge: CUP, 2005.
- THEWLIS, S. Grammar Dimensions 3 – Form, meaning and use. Boston: Cengage Learning, 2006.
- WISNIEWSKA, I; SAMUDA, V; RIGGENBACH, H. Grammar Dimensions 2 – Form, meaning and use. Boston: Cengage Learning, 2006.
Bibliografia suplementar
- SHELLEY, M. Frankenstein. Macmillan Readers – Elementary, 2005.
Inglês: Língua e Cultura III (60 horas. Pré-requisitos: Inglês: Língua e Cultura II)
Ementa: Introdução a situações prático-discursivas da língua e cultura inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais para o desenvolvimento inicial das quatro habilidades comunicativas em nível pré-intermediário. Aspectos sócio-culturais e interculturais de temas do cotidiano acadêmico em língua inglesa. Noções de literatura em língua inglesa; introdução aos princípios de investigação de diferentes gêneros textuais.
Bibliografia básica
- GOLDSTEIN, B. Framework. Pre-Intermediate Level – Livro 2A. São Paulo: Richmond-Moderna, 2007.
- _____. Framework. Pre-Intermediate Level – Livro 2A (Caderno de Exercícios). São Paulo: Richmond-Moderna, 2007.
- KAY, J.; GELSHENEN, R. Discovering Fiction. An Introduction – Student’s Book – A. Reader of North American Short Stories. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
- MURPHY, R. Essential Grammar in Use. USA: Cambridge, 2007.
- WILDE, O. The Picture of Dorian Gray. Macmillan Readers – Elementary. São Paulo: Macmillan, 2005.
Bibliografia complementar
- LARSEN-FREEMAN, D. Grammar Dimensions 1 – Form, meaning and use. Cengage Learning, 2008.
- RICHARDS, J. Interchange 1 – 3rd Edition. Cambridge: CUP, 2005.
- RICHARDS, J. Interchange 2 – 3rd Edition. Cambridge: CUP, 2005.
- THEWLIS, S. Grammar Dimensions 3. Form, meaning and use. Boston: Cengage Learning, 2006.
- WISNIEWSKA, I; SAMUDA, V; RIGGENBACH, H. Grammar Dimensions 2. Form, meaning and use. Boston: Cengage Learning, 2006.
Bibliografia suplementar
- RENDEL, R. A New Lease of Death. Macmillan Readers –Intermediate, 2012.
Inglês: Língua e Cultura IV (Pré-requisito: Inglês: Língua e Cultura III)
Ementa: Introdução a situações prático-discursivas da língua e cultura inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais para o desenvolvimento inicial das quatro habilidades comunicativas em nível intermediário. Aspectos sócio-culturais e interculturais de temas do cotidiano acadêmico em língua inglesa. Noções de literatura em língua inglesa; introdução aos princípios de investigação de diferentes gêneros textuais.
Bibliografia básica
- FITZGERALD, F. The Great Gatsby. Macmillan Readers –Intermediate, 2005.
- GOLDSTEIN, Ben. Framework. Pre-Intermediate Level – Livro 2B. São Paulo: Richmond-Moderna, 2007.
- _____. Framework. Pre-Intermediate Level – Livro 2B (Caderno de Exercícios). São Paulo: Richmond-Moderna, 2007.
- KAY, J.; GELSHENEN, R. Discovering Fiction. An Introduction – Student’s Book. A Reader of North American Short Stories. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
- MURPHY, R. Essential Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Bibliografia complementar
- LARSEN-FREEMAN, D. Grammar Dimensions 1 – Form, meaning and use. Cengage Learning, 2008.
- RICHARDS, J. Interchange 2 – 3rd Edition. Cambridge: CUP, 2005.
- _____. Interchange 3 – 3rd Edition. Cambridge: CUP, 2005.
- THEWLIS, S. Grammar Dimensions 3 – Form, meaning and use. Boston: Cengage Learning, 2006.
- WISNIEWSKA, I; SAMUDA, V; RIGGENBACH, H. Grammar Dimensions 2. Form, meaning and use. Boston: Cengage Learning, 2006.
Bibliografia suplementar
- WILDE, O. The Canterville Ghost. Macmillan Readers – Elementary. São Paulo: Richmond, 2005.
Linguística Aplicada: Histórico e Procedimentos Teórico-Metodológicos (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Panorama histórico e científico da Linguística Aplicada. Da Linguística Aplicada enquanto aplicação de Linguística à concepção contemporânea de campo multi/inter/transdisciplinar de estudos das linguagens. Relações de contato com outros campos do saber das Ciências Sociais. Linguística Aplicada: objeto de estudo, nomenclaturas e procedimentos de pesquisa.
Bibliografia básica
- FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
- KLEIMAN, A. B.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Lingüística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
- LOPES, L. P. M. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013.
- _____. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
- SIGNORINI, Inês.; CAVALCANTI, Marilda Couto (Org.). Lingüística Aplicada e Transdisciplinaridade: Questões e Perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
Bibliografia Complementar
- GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓES, M. L. S. Visibilizar a linguística aplicada: abordagem teóricas e metodológicas. Campinas: Pontes, 2014.
- KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
- PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.
- SARTORI, A. T.; SILVA, S. R. Reflexões em Linguística Aplicada: práticas de ensino de línguas e formação do professor. Campinas: Pontes, 2013.
- SILVA, K.; ALVAREZ, M. Perspectivas de Investigação de Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2008.
Bibliografia suplementar
- ALMEIDA FILHO, J. C. P. Maneiras de compreender a Lingüística Aplicada. Letras. Revista do Instituto de Letras da Puccamp, Campinas, v. 2, 1991, p. 7-14. Disponível em: http://periodicos.ufsm.br/letras/article/viewFile/11407/6882. Acesso em: 02 out. 2016.
- MENEZES, V.; SILVA, M. M.; GOMES, I. F. Sessenta anos de lingüística aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: 2009. Disponível em: http://www.veramenezes.com/linaplic.pdf. Acesso em: 02 out. 2016.
Multiletramentos e Multimodalidade: novas práticas pedagógicas ao ensino de Língua de Portuguesa (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Estudo dos elementos da cibercultura e da cultura colaborativa, relações/interações letramento-tecnologia, conceito e foco na Pedagogia dos Multiletramentos. Aborda-se também as linguagens multimodais em ambientes virtuais de aprendizagem e nos gêneros contemporâneos.
Bibliografia básica
- BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
- COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.) Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
- COPE, B.; KALANTZIS, M. (Orgs.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routhledge, 2006.
- ROJO, R. Escola Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
- ROJO, R; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Bibliografia complementar
- COIRO, J.; KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C.; LEU, D. J. Handbook of Research on New Literacies. New York: Lawrence Erlbaum Associate, 2008.
- KRESS, G. R.; LEEUWEN, T. V. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
- ___________. Reading images: The grammar of visual design. 2. ed. Nova Iorque: Routledge, 2006.
- ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
- SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.
Bibliografia suplementar
- LANKSHEAR, C. The stuff of new literacies. Mary Lou Fulton Symposium, Arizona State University, april 2007. Disponível em: http://everydayliteracies.net/stuff.pdf. Acesso em: 15 set 2016.
- LEMKE, J. L. Letramento metamidiáticos: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, jul-dez 2010. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645275. Acesso em: 10 set. 2016.
Múltiplas Linguagens: multiculturalismo, minorias e inclusão em tempos de mobilidade (Pré-requisito:não há)
Ementa: Globalização como arena de conflitos, negociações e construções de sentidos e significados. Cultura hegemônica, global, local e interplanetária. Mobilidade global, inclusão social e educacional e multiculturalismo. A linguagem das e sobre as minorias.
Bibliografia básica
- BRAIT, B. Bakhtin, Dialogismo e Construção do Sentido. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2001.
- BURBULES, N. C.; TORRES, C. A. Globalização e Educação: Perspectivas críticas. Porto Alegre: 2004, Artmed Editora.
- CANDAU, V. M.; MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo: Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
- SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
- TORRES, C. A. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
Bibliografia complementar
- BLOMMAERT, J. Bernstein and poetics revisited: voice, globalization and education. Sterling: Stylus Pub LLC, 2008.
- CANDAU, V. M. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.
- MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2014.
- MURPHY, M. Multiculturalism: a critical introduction. New York: Routledge, 2012.
- NASCIMENTO, C. A. BACKES, J. L. Inter/Multiculturalidade, relações étnico-culturais e fronteiras de exclusão. São Paulo: Mercado de Letras, 2015.
Bibliografia Suplementar
- CARNEIRO, S.M.M., KNECHTEL, M. E MORALES, A. G. Movimentos sociais, multiculturalismo e educação: desafios para a sociedade contemporânea. Educação UFSM, Santa Maria, v. 37, n. 3, set/dez 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reveducacao/article/view/4171/0. Acesso em: 27 set. 2016.
- MONTE-MÓR, W. Convergência e diversidade no ensino de línguas: expandindo visões sobre a “diferença”. Polifonia, Cuiabá, v. 21, p. 234-253, 2014. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/polifonia/article/viewFile/1940/1444. Acesso em: 26 Ago. 2016.
Tópicos em Linguagem Audiovisual (60 horas. Pré-requisitos: não há.)
Introdução à história do cinema e o potencial educativo da linguagem audiovisual. As bandas visual e sonora: do cinema mudo ao universo das trilhas musicais e do audiovisual contemporâneo. Elementos da linguagem e da sintaxe cinematográfica. Introdução à análise fílmica. O audiovisual na escola.
Bibliografia básica
- AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
- BOLOGNINI, C. Z. (Org.). Discurso e ensino: o cinema na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
- BULHÕES, M. A ficção nas mídias: um curso sobre a narrativa nos meios audiovisuais. São Paulo: Ática, 2009.
- CARRASCO, N. Sygkhronos: a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera/FAPESP, 2009.
- MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.
Bibliografia complementar
- ABRUZZESE, A. O esplendor da TV: origem e destino do audiovisual. Barueri: Studio Nobel, 2006.
- AUMONT, Jacques e MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2003.
- BAZIN, A. O realismo impossível. São Paulo: Autêntica, 2016.
- BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
- NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
Bibliografia suplementar
- RIBEIRO, M. S. R. Variations on the Brazilian Orpheus Theme. CLCWeb: Comparative Literature and Culture, 11.3, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7771/1481-4374.1492 . Acesso em: 05 out. 2016.
- SCHPUN, M. R. Carmen Miranda: uma star migrante. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 51, n. 2, 2008.Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27286/29058 . Acesso em: 05 out. 2016.
Tópicos em Música Popular Brasileira (60 horas. Pré-requisitos: não há.)
Ementa: A natureza interdisciplinar da música popular enquanto fonte e/ou objeto de estudo. Indústria Cultural e música popular. Expressões estéticas musicais anteriores à indústria fonográfica no Brasil. Indústria fonográfica e o compositor de música popular. Música, política e diplomacia. Música, cinema, rádio, televisão e festivais de música. Do samba gravado às tendências contemporâneas: movimentos, estilos e intérpretes.
Bibliografia Básica
- CALDAS, W. Iniciação à Música Popular Brasileira. São Paulo: Amarylis, 2010.
- NESTROVSKI, A. (Org.). Lendo música: 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: PubliFolha, 2007.
- SEVERIANO, J. Uma história da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 2008.
- TINHORÃO, J. R. Música popular: do gramofone ao rádio e tv. São Paulo: Editora 34, 2014.
- TINHORÃO, J. R. Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2012.
Bibliografia Complementar
- ADORNO, T. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: ADORNO, T. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
- CASTRO, R. Chega de saudade. A história e as histórias da bossa nova. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
- PERRONE, C. Letras e letras da MPB. 2.ed. Rio de Janeiro: Booklink, 2008.
- SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. 6. ed. São Paulo: Editora 34, 2015, v. 1.
Bibliografia Suplementar
- FLÉCHET, A. As Partituras da Identidade: o Itamaraty e a música brasileira no século XX. Revista Escritos, Rio de Janeiro, ano 5, no 5, 2011. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/escritos/numero05/artigo11.php . Acesso em: 03 out. 2016.
- TAGG, P. Analysing popular music: theory, method and practice. Popular Music, Cambridge, n. 2, 1982, p. 37-65. Disponível em: http://tagg.org/articles/xpdfs/pm2anal.pdf. Acesso em: 03 out. 2016.