Ementas: optativas de estudos literários
Crítica literária (60 horas. Pré-requisitos: não há).
Ementa: O lugar e as funções da crítica nos estudos da literatura. Elementos da crítica literária: autoria, texto, recepção. Correntes representativas da reflexão crítico-teórica no século XX: Formalismo Russo, Estilística, Hermenêutica, Estruturalismo, Marxismo, Estética da Recepção, Desconstrução, Estudos Culturais.
Bibliografia básica
- BARTHES, R. Crítica e verdade. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
- COMPAGNON, A. Os antimodernos: de Joseph de Maistre a Roland Barthes. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011.
- EAGLETON, T. A função da crítica. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Autores Associados, 2012.
- LIMA, L. C. (Org.). Teoria da literatura em suas fontes. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2002.
Bibliografia complementar
- BARBOSA, J. A. A biblioteca imaginária. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
- CAMPOS, H. de. O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011.
- FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 3. ed. São Paulo: Forense Universitária, 2013.
- MOISÉS, M. A criação literária: poesia e prosa. São Paulo: Cultrix, 2012.
- SCHILLER, F. A educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras, 2014.
Cultura Popular e Literatura (60h. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Literatura e manifestações da cultura popular. O erudito e o popular na cultura brasileira. Poesia de cordel. Poesia e música popular. Tradições reinventadas.
Bibliografia básica
- BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento – o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010.
- CASCUDO, L. da C. Dicionário do Folclore Brasileiro. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
- CASCUDO, L. da C. Literatura oral no Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 2009.
- TAVARES, B. Contando histórias em versos – poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005.
- TINHORÃO, J. R. Cultura popular – temas e questões. São Paulo: Editora 34, 2001.
Bibliografia complementar
- CASCUDO, L. da C. Vaqueiros e cantadores. Rio de Janeiro: Global, 2005.
- COSTA, E. S. Histórias de malandragem e preguiça. Curitiba: Appris, 2015.
- FERREIRA, J. P. Matrizes impressas do oral. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
- SOMBRA, F. Cordel e viola – literatura popular em versos. Belo Horizonte: Lê, 2012.
- TINHORÃO, J. R. Festa de negro em devoção de branco. São Paulo: UNESP. 2012.
- ZUCONE, O.; BRAGA, G. G. Introdução à cultura popular no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013.
Fundamentos de Literatura Comparada (60 horas. Pré-requisitos: não há).
Ementa: Origem, conceito e lugar da Literatura Comparada nos estudos literários. Elementos de Literatura Comparada: intertextualidade, metalinguagem, autoria, originalidade. Cânone e multiculturalismo.
Bibliografia básica
- BRUNEL, P. et al. Que é Literatura Comparada? São Paulo: Perspectiva, 1995.
- CAMPOS, H. de. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 2004.
- COUTINHO, E. F.; CARVALHAL, T. F. (Orgs.). Literatura comparada: textos fundadores. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2011
- NITRINI, S. Literatura Comparada: História, teoria e crítica. São Paulo: EDUSP, 2010.
- PEREIRA, M. L. S.. A jangada e o elefante, e outros ensaios: exercícios de crítica literária e de literatura comparada. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2009.
Bibliografia complementar
- ABDALA JÚNIOR, B. Literatura comparada e relações comunitárias hoje. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
- BARTHES, R. O Prazer do texto. Trad. Maria Margarida Baharona. Lisboa: Edições 70, 1988.
- BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
- BLOOM, H. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
- CARPEAUX, O. M. Ensaios reunidos: 1942-1978, v. I: de A cinza do purgatório até Livros na mesa. Rio de Janeiro: UniverCidade; Topbooks, 1999.
Escritas de si, Escritas do outro (60 horas; Pré-requisitos: não há)
Ementa: Estudo dos gêneros biográfico e autobiográficos e suas relações com outros gêneros literários, abordando-os numa perspectiva contemporânea.
Bibliografia básica
- ARFUCH, L. O espaço autobiográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
- FIGUEREDO, E. Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção, autoficção. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
- FOUCAULT, M. O que é um autor? In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
- GALVÃO, W. N. e GOTLIB, N. B. (Org.). Prezado senhor, prezada senhora. Estudos sobre cartas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
- LEJEUNE, P. O Pacto Autobiográfico. 2. ed. Trad. Jovita M. G. Noronha. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
Bibliografia complementar
- CANDIDO, A. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
- MIRANDA, W M. Corpos escritos. São Paulo: Editora Edusp; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1992.
- OLINTO, H. K.; SCHOLLHAMMER, K. E. (Org.). Literatura e mídia. Rio de Janeiro: PUC, 2002.
- SANTIAGO, S. Ora (direis) puxar conversa! Ensaios literários. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
- ZAGURY, E. A escrita do eu. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1982.
Bibliografia suplementar
- KLINGER, D. I. Escritas de si, escritas do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=198038 Acesso: 25 set. 2016.
- MOURA, A. C. Autobiografia: gênero literário ou forma de recepção? Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 3, n. 2, p. 142-152, mai.-ago. 2014.
Leitura, Literatura e Ensino (60h. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Educação literária. Formação do leitor. Letramento literário. Literatura e interdisciplinaridade. Metodologias do ensino de Literatura.
Bibliografia básica
- COSSON, R. Letramento literário – teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
- JOUVE, V. Por que estudar literatura?. São Paulo: Parábola, 2012.
- MAGNANI, M. R. M. Leitura, literatura e escola: a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. (Parte II – linguagens, códigos e suas tecnologias. Ano 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso: 10 de setembro de 2012.
- RAMOS, J. M. O espaço da oralidade em sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
- ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. Literatura e Pedagogia: ponto e contraponto. 2. ed. São Paulo: Global, 2014.
Bibliografia complementar
- COENGA, R. Leitura e letramento literário – diálogos. Mato Grossos: Carlini e Caniato, 2010.
- COSTA, M. M. Metodologia do ensino de Literatura. Curitiba: Intersaberes, 2013.
- FREIRE, P. A importância do ato de ler. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
- KLEIMAN, A.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
- TERZI, S. B. A construção da leitura. 4. ed. Campinas: Pontes, 2006.
Literatura baiana (60 horas; Pré-requisitos: não há)
Ementa: Estudo da literatura contemporânea da Bahia: a poesia e a prosa, com destaque para temas e autores significativos.
Bibliografia Básica
- BERND, Z.; UTÉZA, F. O caminho do meio: uma leitura da obra de João Ubaldo Ribeiro. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.
- BERND, Z.Literatura e Identidade Nacional.Porto Alegre: UFRGS,2011.
- CÂNDIDO, A. A Educação pela noite e outros ensaios. São Paulo:Ática, 1987.
- PINHEIRO, J. e SILVA,M. A..(org) Visões Imaginárias da Cidade da Bahia: um diálogo entre geografia e literatura.
- ROLLEMBERG, V. Um Grapiúna no País do Carnaval. Salvador: EdUFBa, 2000.
Bibliografia Complementar
- AMADO, J. O país do carnaval. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
- CALDA, S.. Gabriela, baiana de todas as cores. Salvador: EdUfba, 2009.
- CÂNDIDO, A. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 1992.
- ESPINHEIRA FILHO, R. De paixões e de vampiros: uma história do Tempo da Era. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006
- RIOS, N. S. Os caminhos da Literatura infanto juvenil baiana: em sintonia com o leitor. Salvador: EDUFBa, 2012.
Literatura infanto-juvenil (60 horas. Pré-requisito: não há)
Ementa: História da Literatura Infantojuvenil. Obras e autores fundamentais. Literatura infantojuvenil e educação. A contribuição de Monteiro Lobato para literatura infantojuvenil brasileira. A literatura infantojuvenil no Brasil: da República velha à contemporaneidade. A polêmica Lobato. Diálogos Brasil-África.
Bibliografia básica:
- BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos contos de fadas. 22.ed. Trad. Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
- CAGNETI, Sueli de Souza; SILVA, Cleber Fabiano da. Literatura infantil juvenil – diálogos Brasil-África. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
- MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. São Paulo: Global, 2016.
- SOUZA, Glória Pimentel Correia Botelho de. A literatura infanto-juvenil brasileira – vai muito bem, obrigada! São Paulo: DCL editora: 2006
- ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11.ed. São Paulo: Global, 2006.
Bibliografia complementar:
- COENGA, Rosemar. Leitura e literatura infanto-juvenil: redes de sentido. Cuiabá: Tanta Tinta, 2010.
- DEBUS, Eliane; DOMINGUES, Shirley; JULIANO, Dilma. (Org.). Literatura infantil e juvenil: leituras, análises e reflexões. Santa Catarina: UNISUL, 2010.
- MARTINS, Georgina. Literatura infantil e juvenil na prática docente. São Paulo: Ao livro técnico, 2010.
- SOUZA, Ana Maria Aparecida Arguelho de. Literatura infantil na escola. Campinas: Autores associados, 2010.
- ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
Literatura latina (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: O mundo romano: cultura, sociedade, filosofia, literatura. Da República ao Império: o teatro, a lírica e a épica latinas. O legado romano.
Bibliografia Básica:
- CARDOSO, Zélia de Almeida. A literatura latina. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
- CITRONI, M. Literatura de Roma Antiga. Lisboa: Calouste Goubenkian, 2006.
- NOVAK, Maria da Glória (Org.). Poesia lírica latina. São Paulo: Martins Fontes: 2003.
- OVÍDIO. Metamorfoses. São Paulo: MartinClaret, 2003.
- VIRGÍLIO, Maro Públio. Eneida. (Edição bilíngue). In: _____. NETO, João Angelo Oliva (Org.). Trad. Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Editora 34: 2014.
Bibliografia complementar:
- BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico-etimolológico. Petrópolis, RJ, Vozes: 2014
- BURKERT, Walter. Mito e Mitologia. São Paulo: Edições 70, 1991.
- FURLAN, Oswaldo Antônio. Língua e literatura latina e sua derivação para a língua portuguesa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006
- GRIMAL, Pierre. História de Roma. São Paulo: UNESP, 2011.
- MINOIS, Jorge. A Idade de Ouro: história da busca da felicidade. São Paulo: UNESP: 2011.
Literatura e cinema em língua portuguesa (60h. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Estudar as relações entre a literatura e o cinema nos países de língua oficial portuguesa, de forma individual ou comparativa; compreender os aspectos temáticos e formais de cada gênero; analisar os procedimentos e recursos narrativos e de tradução de obras literárias para a linguagem cinematográfica e vice-versa.
Bibliografia básica:
- BAZIN, A. O que é cinema?. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
- FERREIRA, C. O. África – um continente no cinema. São Paulo: FAP-UNIFESP, 2014.
- NOVAES, C. C. (org.). Imagens imaginários movimento: literatura, cinema & diversidade cultural. Feira de Santana, BA: UEFS Editora, 2015.
- STAM, R. Multiculturalismo tropical. São Paulo: EDUSP, 2008.
- XAVIER, I. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Bibliografia complementar
- ANDERSON, B. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
- CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. R. (Orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. 2. ed. rev. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
- EAGLETON, T. A ideia de cultura. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011.
- NOVAES, C. C.; CHIOSSI, E. M. (org.). Cinco vezes sertão: literatura, cinema e outras escrituras. Salvador: Quarteto, 2012.
- STAM, R. Introdução à teoria do cinema. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2003.
Literatura e estudos culturais (60 horas. Pré-requisito: não há)
Ementa: Estudos culturais e contexto sociocultural da década de 1960. Militância e crítica epistemológica. Reconfigurações dos estudos literários a partir dos estudos culturais. Processos representacionais e identitários considerando-se questões de raça/etnia, gênero, classe, nacionalidade etc.
Bibliografia básica:
- BHABHA, H. K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
- EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra . 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
- HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
- MATTELART, A.; NEVEU, E. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004
- WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
Bibliografia complementar:
- EAGLETON, T. A ideia de cultura. 2. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2011.
- HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
- JOHNSON, R.; ESCOSTEGUY, A. C.; SCHULMAN, N.; SILVA, T. T. da. O que é, afinal, estudos culturais? 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
- VATTIMO, G. O Fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Literatura e gêneros sociais (60 horas; Pré-requisitos: não há)
Ementa: A literatura contemporânea na perspectiva dos gêneros sociais, articulada com dimensões de classe, etnia, sexualidade. Reflexões teóricas e debates acadêmicos no campo dos Estudos Feministas. Literatura queer. Formulações contemporâneas dos Estudos de Gênero em interface com os Estudos Culturais. Questões de produção, distribuição e recepção da literatura de autoria feminina.
Bibliografia Básica:
- BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo. Vol 1. Fatos e Mitos. Trad. Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
- BRANDÃO, R. S. Mulher ao pé da Letra: a personagem feminina na literatura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
- BUTLER, J. Problemas de Gênero. São Paulo: Civilização Brasileira, 2003.
- DALCASTAGNÈ, R.; LEAL, V.M.V. Espaços e Gênero na Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília: Zouk, 2015.
- MUZART, Z L. Escritoras Brasileiras do Séc XIX. Vol. III. Santa Catarina: Mulheres, 2009.
Bibliografia complementar
- DUARTE, C. L.; DUARTE, E. S.; BEZERRA, K. C. (orgs). Gênero e Representação na Literatura Brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
- STEVENS, C. (org.) Mulher e Literatura – 25 anos – Raízes e Rumos. Santa Catarina: Mulheres, 2010.
- STEVENS, C. (org.) Maternidade e Feminismo: diálogos interdisciplinares. Santa Catarina:Ed Mulheres, 2007.
- VASCONCELOS, Vania. No colo das Iabás. Fortaleza: Demócrito Rocha/ EdUECE, 2015.
- YOUNG, Fernanda. Dores do amor romântico. São Paulo: Ediouro, 2005
Bibliografia Suplementar
- DALCASTAGNÈ, R. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 26. jul.-dez. 2005. Disponível em: <http://www.gelbc.com.br/inicio.html>. Acesso: 25 set. 2016.
- LOBO, L. A Literatura de autoria feminina na América Latina. disponível http://members.tripod.com/~lfilipe/LLobo.html acessado em 25-09-2016
Literatura e História (60 horas; Pré-requisitos: não há)
Ementa: As relações da narrativa histórica com os gêneros literários. A Epopéia. O romance histórico tradicional. O novo romance histórico. Configurações e desconstruções do herói histórico nas narrativas literárias.
Bibliografia básica
- BAKHTIN , M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. Trad. Yara Frateschi. 3. ed. São Paulo: Hucitec , 1993
- DE MARCO, V. A perda das Ilusões: o romance histórico de José de Alencar. Campinas: UNICAMP , 1993
- ELIADE , M. Mito e Realidade. 4. ed . São Paulo : Perspectiva , coleção debates, 1994.
- LUKÁCS, G. O Romance Histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.
- RAMA, Al . La novela en America Latina: panoramas 1920-1980. Colômbia: Procultura, 1982.
Bibliografia complementar
- GONÇALVES, A. Um Defeito de Cor. São Paulo: Record, 2005
- GUTIÈRREZ, A. Vargas Llosa e o romance possível da América Latina. Fortaleza: EdUFC , 1996.
- HOMERO. A Ilíada (em prosa). 12. ed. Trad. e adap. Fernando Araújo Gomes. São Paulo: Cultrix, 2005.
- HOMERO. Odisséia (em prosa). Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1998.
- RIBEIRO, J. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: Alfaguara Brasil, 2008.
Bibliografia suplementar
- BRANDÃO, R. O mito épico na ficção brasileira. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, v. 34, p. 139-148, 1992.
Literatura e outras linguagens (60h. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Análise da literatura como linguagem e produto cultural. Literatura e outras estruturas artísticas e discursivas. Literatura e jornalismo. Literatura e cinema. Literatura e hipertextos. Literatura e música. Literatura e fotografia.
Bibliografia básica
- BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
- CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores e internautas. Tradução: Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras, 2008.
- FOUCAULT, M. Estética – Literatura e pintura, música e cinema. São Paulo: Forense Universitária, 2015.
- LENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: ALEPH, 2008.
- SOUZA, L. S. Introdução às teorias semióticas. Petrópolis, RJ; Vozes: 2006.
Bibliografia complementar
- CALVINO, Í. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo, Companhia das Letras, 2009.
- CERQUEIRA, D. D. Travessia II: Literatura comparada. De Oswald de Andrade e Manuel Puig a Gil Vicente, Brecht, Suassuna e Henrique Guerra. Salvador, EDUFBA, 2010.
- TINHORÃO, J. R. A música popular no romance brasileiro: vol. I: séculos XVIII e XIX. São Paulo: Editora 34, 2000.
- ______. A música popular no romance brasileiro: vol. II: século XX. São Paulo: Editora 34, 2000.
- ______. A música popular no romance brasileiro: vol. III: século XX (2ª parte). São Paulo: Editora 34, 2002.
Literatura em língua portuguesa em contextos autoritários (60 horas. Pré-requisito: não há)
Ementa: Literatura brasileira em contextos autoritários, com ênfase no período da ditadura militar. Literatura portuguesa e resistência durante o salazarismo. Literaturas africanas lusófonas e as lutas pela independência. Diálogos.
Bibliografia básica:
- BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura história da cultura. 8.ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2014
- BOSI, A. Dialética da colonização. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
- FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e terra, 2014.
- MARCUSE, Hebert. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 8.ed. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC: 2009.
- SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
Bibliografia complementar:
- ADORNO, Theodor W. Notas de literatura: 1. 2.ed. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012.
- ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
- FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 2002.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trd. Tadeu da Silva, Guaraciara Lopes Louro. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
- SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.
Seminários de Leitura Literária (60h. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Leitura e discussão de textos literários diversos, do cânone ou de ruptura, escolhidos conforme a perspectiva teórica e os objetivos de cada professor. Os textos objetos de estudo serão definidos a cada oferta da disciplina.
Bibliografia básica
- ABDALA JR., B. Estudos comparados – teoria, crítica e metodologia. São Paulo: Ateliê Editoria, 2014.
- BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiésvski. São Paulo: Forense Universitária, 2010.
- PAZ, O. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
- PERRONE-MOISÉS. L. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
- SARTRE, J. P. O que é Literatura?. Tradução: Carlos Felipe Moisés. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
Bibliografia complementar
- BARTHES, R. Aula. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
- CALVINO, Í. Por que ler os clássicos?. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- PAZ, O. Signos em rotação. Tradução: Sebastião Uchoa Leite. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
- SOUZA, R. A. Iniciação aos estudos literários: objetos, disciplinas, instrumentos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
- TODOROV, T. Teoria da Literatura – textos dos formalistas russos. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: UNESP, 2013.
Teorias do poema (60 horas. Pré-requisito: não há)
Ementa: Elementos da linguagem poética. Algumas definições e formas da produção lírica nas tradições clássica e medieval. Transformações do gênero lírico na modernidade e seus principais representantes. Tendências contemporâneas.
Bibliografia básica:
- CAMPOS, A. de. Poesia, antipoesia, antropofagia e cia. São Paulo: Companhia da Letras, 2015.
- ADORNO, T. W. “Palestra sobre lírica e sociedade”. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012.
- COSTA LIMA, L. A ficção e o poema. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
- PAZ, O. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 2015.
- ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
Bibliografia complementar:
- ARRIGUCCI JUNIOR, D. O cacto e as ruínas: a poesia entre outras artes. 2. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 2000. Editora 34.
- BOSI, A. O ser e o tempo na poesia. 8 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
- BOSI, A. (Org.). O poema: leitores e leitura. 2 ed. São Paulo: Cotia, 2004.
- GLEDSON, J. Influências e impasses: Drummond e alguns contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
- MERQUIOR, J. G. Razão do poema: ensaios de crítica e estética. 3 ed. São Paulo: Realizações, 2013.
Teorias da narrativa (60 horas. Pré-requisito: não há)
Ementa: Conceito e lugar da narrativa nos estudos literários. Narrativas épica e romanesca. Principais subgêneros da narrativa literária na modernidade. Elementos constitutivos da narrativa: narrador, personagem, enredo, tempo e espaço (cronotopo). Tendências contemporâneas.
Bibliografia básica:
- BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
- BENJAMIN, W. “O narrador (Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov)”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da literatura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.
- LEITE, A. M. Oralidades & escritas Fnas literaturas africanas. Lisboa: Colibri, 1998.
- LIMA, L. C. (Org.). Teoria da literatura em suas fontes. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2002.
- MORETTI, F. (Org.). O romance: a cultura do romance, v. 1. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2009.
Bibliografia complementar:
- AUERBACH, E. Mimesis. Trad. Suzi Frankl Sperber. São Paulo: Perspectiva, 2015.
- BARTHES, R. O prazer do texto. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
- CANDIDO, A. et al. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
- CORTÁZAR, J. Valise de cronópio. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
- ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
- TODOROV, T. (Org.). Teoria da literatura: textos dos formalistas russos. São Paulo: Ed. Unesp, 2013.
Tópicos de literatura universal (60 horas; pré-requisito: não há)
Ementa: Estudo de obras épicas, líricas, dramáticas e ficcionais paradigmáticas da arte literária, pondo em destaque, quando ocorrerem, as representações do contato entre diferentes povos e culturas.
Bibliografia básica
- AUERBACH, E. Mímesis: representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1990.
- BONNICI, T. & ZOLIN L. O. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá. EDUEM, 2009.
- CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2004.
- LUKÁCS, G. O romance histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.
- MEYER, A. Ensaios escolhidos. Org. Alberto da Costa e Silva. São Paulo: José Olympio, 2007.
Bibliografia complementar
- AUERBACH, E. Ensaios de literatura ocidental. Trad. Samuel Titan e José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2007.
- CARPEAUX, O. M. Ensaios Reunidos. Vol. 1. 1942-1978. São Paulo: Topbooks, 2006.
- CARPEAUX, O. M. Ensaios Reunidos. Vol. 2. 1946-1971. São Paulo: Topbooks, 2005.
- MORETTI. F. Atlas do romance europeu. São Paulo: Boitempo, 2003.
Bibliografia suplementar
- ANDERSON, P. Trajetos de uma forma literária. Trad. Milton Ohata. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 77, p. 205-220, 2007. In http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000100010 Acessado em 28/09/2016
- JAMESON, F. O romance histórico ainda é possível? Trad. Hugo Mader. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 77, p. 185-203, 2007. In http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002007000100009&script=sci_abstract Acessado em 28/09/2016
Tópicos especiais em literatura africana (60 horas; pré-requisito: não há)
Ementa: Estudo de obras de autores das literaturas africanas.
Bibliografia básica
- AUGEL, M. P. O desafio do escombro: nação, identidades e pós-colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
- MACEDO, T. e CHAVES, R. (org.). Portanto… Pepetela. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.
- M’BOKOLO, E. África Negra: história e civilizações. Tomo I. Salvador: Edufba/ Casa das Áfricas, 2008.
- M’BOKOLO, E. África Negra: história e civilizações. Tomo II . Salvador: Edufba/ Casa das Áfricas, 2011.
Bibliografia complementar
- LEITE, A. M. Literaturas Africanas e formulações pós-coloniais. 2.ed. Lisboa: Colibri: 2003.
- MAZRUI, A. et al. O desenvolvimento da literatura moderna. In: História Geral da África, vol. VIII. África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010.
- PADILHA, L. C. Novos pactos, outras ficções. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
- PANTOJA, S; BERGAMO, E., SILVA, A. (Org.). África contemporânea em cena – perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Intermeios, 2015.
- PANTOJA, S; BERGAMO, E., SILVA, A. (Org.). Angola e as angolanas. São Paulo: Intermeios, 2016.
Bibliografia suplementar
- PADILHA, L. C. Bordejando a margem: escrita feminina, cânone africano e encenação de diferenças. In http://www.ich.pucminas.br/cespuc/Revistas_Scripta/Scripta15/Conteudo/N15_Parte03_art04.pdf Acessado em 28/09/2016.
Tópicos especiais em Literatura Ibero-Afro-Americana (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Diálogos entre literaturas produzidas na Península Ibérica, África lusófona, América Hispânica e Brasil. Ênfase em escritores do século XIX à contemporaneidade e suas contribuições para a compreensão das relações comunitárias e literárias no âmbito ibero-afro-americano.
Bibliografia básica
- ABDALA JÚNIOR, Benjamin. De vôos e ilhas: literatura e comunitarismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
- CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. 4.ed. São Paulo: EDUSP, 2013.
- LOURENÇO, Eduardo. A Nau de Ícaro e Imagem e miragem da lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
- SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
- SARAIVA, A. J.; LOPES, Ó. História da literatura portuguesa. 15.ed. Porto: Porto Ed.,1989.
Bibliografia complementar
- ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
- BOSI, A. Dialética da colonização. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
- BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1972.
- NASCIMENTO, Josyane Malta. Itinerários de outra razão: perspectivas utópicas de Natália Correia. Lisboa: Chiado editora, 2015
- PEREIRA, Maria Luiza Scher. A jangada e o elefante, e outros ensaios: exercícios de crítica literária e de literatura comparada. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2009.