Ementas – 1o. semestre

Leitura e produção de textos I (60 horas. Pré-requisitos: não há)

Ementa: Reflexões sobre as noções de língua, linguagem, variação linguística e preconceito linguístico. A universidade como esfera da atividade humana. Leitura na esfera acadêmica: estratégias de leitura. Gêneros acadêmicos (leitura e escrita na perspectiva da metodologia científica e da análise de gêneros): esquema, fichamento, resenha, resumo (síntese por extenso), memorial e seminário. Normas da ABNT.

 Bibliografia Básica:

  • ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. 5. ed. São Paulo: Parábola, 2005.
  • DISCINI, N. Comunicação nos textos: leitura, produção e exercícios. São Paulo: Contexto, 2005.
  • FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.
  • FONTANA, N. M.; PAVIANI, N. M. S.; PRESSANTO, I. M. P. Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação. Caxias do Sul, R.S: Educs, 2009

Bibliografia Complementar:

  • MACHADO, A. R. (Org.). Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
  • _______. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.
  • _______. Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para a revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola, 2007.
  • MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

 

Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos nos Espaços Lusófonos (60 horas. Pré-requisitos: não há)

Ementa: Temporalidades do processo colonial nos países de língua portuguesa (práticas, trocas e conflitos culturais – ocupações e resistências). Movimento Panafricanista, Negritude; Relações étnico-raciais e racismo; Movimento Negro e Indígena no Brasil e as políticas de ação afirmativa. Gênero, sexualidade. Movimentos Feministas e LGBTT. Tolerância religiosa. Direitos Humanos. Diferenças e Desigualdades. Cultura afro-brasileira.

 Bibliografia básica:

  • CARNEIRO, Sueli. Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro Edições, 2011.
  • EDEM KODJO E DAVID CHANAIWA. Pan-africanismo e libertação(Cap.25). In: História geral da África, VIII: África desde 1935 / editado por Ali A. Mazrui e Christophe Wondji. – Brasília: UNESCO, 2010.
  • KI-ZERBO, Joseph. et al. Ali A. Mazrui e Christophe Wondji. Construção da nação e evolução dos valores políticos. In: História geral da África, VIII: África desde 1935 / editado por Ali A. Mazrui e Christophe Wondji. – Brasília : UNESCO, 2010. Cap. 16.
  • COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 10ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
  • RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido de Brasil. 5ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Bibliografia complementar:

  • CABRAL, Amílcar. O papel da cultura na luta pela independência. A Arma da Teoria. Unidade e Luta I. Lisboa: Seara Nova, 1978. 2ª ed.
  • DAMATTA, Roberto. “Digressão a Fabula das três raças, ou problema do racismo à brasileira”. In: ____. Relativizando. Uma introdução à Antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. pp.58-85.
  • MARCONDES, Mariana (org.). Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Brasília: Ipea, 2013.
  • MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
  • SUÁREZ, Mireya. Desconstrução das Categorias “Mulher” e “Negro”. Brasília, Série            Antropologia,            nº           133,            1992.           Disponível  em: http://www.dan.unb.br/images/doc/Serie133empdf.pdf

 

Inserção à Vida Universitária (15 horas. Pré-requisitos: não há)

Ementa: A Unilab: lei No 12.289/2010, diretrizes gerais, organograma e funcionamento. Regulamentação do Conselho Universitário referente ao ensino de graduação e suas interfaces com pesquisa, extensão e assistência estudantil. Regramento normativo referente aos direitos e deveres do discente da graduação. Elementos fundamentais do projeto pedagógico do curso (perfil do egresso, disciplinas, integralização curricular e fluxograma).

Bibliografia Básica:

Bibliografia Complementar:

 

Iniciação ao Pensamento Científico: Problematizações Epistemológicas (45 horas. Pré-requisitos: não há)

Ementa: A especificidade do conhecimento científico. Introdução ao pensamento histórico-filosófico relacionado à ciência. Origens do conhecimento, epistemologia e paradigmas científicos. A barreira científica e a representação do outro. O silenciamento da história e do protagonismo do Outro: bárbaros, asiáticos, africanos, americanos. Subaltern Studies. Novas episteme da ciência: visibilidade, problematização e conceitualização em pesquisas interdisciplinares. Do lusotropicalismo à lusofonia.

Bibliografia Básica:

  • SAID, Edward. “A geografia imaginativa e suas representações: Orientalizando o oriental.” In: In: ___. Orientalismo. O oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. pp.85-113.
  • CHALMERS, A.F. “A ciência como conhecimento derivado dos fatos da experiência” (trad.): in What is this thing called Science? Cambridge, HPC, 1999.
  • KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo, Perspectiva, 2006.
  • LAKATOS, Imre. História da Ciência e suas Reconstruções Racionais. Lisboa, Edições 70, 1998.
  • PAPINOU, David. “O que é a Filosofia da Ciência?” (trad.): in Oxford Companion to Philosophy. Oxford: OUP, 1995.

Bibliografia Complementar:

  • ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2002.
  • BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
  • CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2008.
  • PANIKKAR, K. M. A dominação ocidental na Ásia: do século XV a nossos dias. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
  • SANTOS, Boaventura. “Entre Próspero e Caliban”. In: _____. A gramática do tempo para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010. pp.227-249

 

Introdução aos Estudos Linguísticos (60 horas. Pré-requisitos: não há)

Ementa: Objeto de estudo da linguística: propriedades gerais da linguagem; singularidades da linguagem humana. Variação, contato e mudança linguística. Princípios de descrição e análise linguística. História da linguística da perspectiva histórico-comparativa ao estruturalismo; dicotomias saussurianas.

Bibliografia básica:

  • FARACO, C. A. Estudos pré-saussurianos. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à lingüística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004, v. 3, p. 27-52.
  • LYONS, J. Lingua(gem) e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
  • MARTIN, R. Para entender a Linguística. São Paulo, Parábola, 2003.
  • SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2012.
  • WEEDWOOD, B. História concisa da Linguística. São Paulo: Parábola, 2002.

Bibliografia complementar:

  • FIORIN, J. L. (Org.). Introdução à Linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
  • FIORIN, J. L. (Org.). Introdução à Linguística: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
  • FIORIN, J. L. (Org.) Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013.
  • MARTELOTTA, M. E. (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008.
  • TRASK, L. R. Dicionário de Linguagem e Linguística. São Paulo: Contexto, 2004.

 

Introdução aos estudos literários (60 horas. Pré-requisito: não há)

Ementa: Conceitos de literatura e fundamentos teóricos dos estudos literários. Sujeito, tempo e espaço ficcionais. Apresentação de aspectos constituintes da teoria, da crítica e da historiografia literárias.

Bibliografia básica

  • ADORNO, T. Notas de literatura I. São Paulo: Duas cidades, editora 34, 2003.
  • BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
  • BARBOSA, J. A. A biblioteca imaginária ou o cânone na literatura brasileira. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
  • EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. 4. ed. Trad.: W. Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • SOUZA, R. A. de. Iniciação aos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Bibliografia complementar

  • AUERBACH, E. Ensaios de Literatura ocidental. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2007.
  • COUTINHO, A. Notas de Teoria Literária. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
  • EAGLETON, T. A função da crítica. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
  • LIMA, L. C. A ficção e o poema. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
  • NUNES, B. A clave do poético: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Bibliografia suplementar

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar