Ementas – 4o. semestre
Sintaxe da Língua Portuguesa (60 horas. Pré-requisito: Morfologia da língua portuguesa)
Ementa: Classificação morfossintática das classes de palavras: critérios semântico, morfológico e distribucional. Princípios e relações que governam a sintaxe da língua portuguesa. Estrutura sintagmática; tipos de predicação e transitividade verbal; coordenação e subordinação. A sintaxe e o ensino da língua portuguesa.
Bibliografia básica
- AZEREDO, J. C. Iniciação à sintaxe do Português. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
- CAMARA JR, J. M. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1997.
- KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.
- MIOTO, C.; SILVA, M.C.F.; LOPES, R. Novo manual de sintaxe. São Paulo: Contexto, 2013.
- SAUTCHUK, I. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo)sintática. 2. ed. Barueri: Manole, 2010.
Bibliografia complementar
- BERTUCCI, R.A. Introdução à análise da língua portuguesa: processos sintáticos e semânticos. Curitiba: InterSaberes, 2015.
- FERRAREZI JUNIOR, C. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.
- NEVES, M.H.M. A construção das orações complexas. 5ed. São Paulo: Contexto, 2016.
- _________. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2011.
- SILVA, M.C.P.; KOCH, I.V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 16ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Bibliografia suplementar
- BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
- PEREIRA, D.C. Uma análise funcionalista da indeterminação do sujeito no português popular falado em São Paulo. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 15. N. 2, 2013. http://revistas.usp.br/flp/article/view/79803
Linguística Aplicada: Aquisição de Línguas nas Modalidades Oral e Escrita (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Distinção entre aquisição e aprendizagem. Definições de língua. Teorias e modelos de aquisição de língua materna e língua estrangeira/segunda língua. Modelos teóricos de produção, compreensão e aquisição da linguagem e sua utilização em sala de aula.
Bibliografia básica
- DEL RÉ, A. (Org.). Aquisição da Linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto, 2006.
- DEL RÉ, A.; PAULA, L.; MENDONÇA, M. C. (Org.). A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano. São Paulo: Contexto, 2014.
- PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de Segunda Língua. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
- SCARPA, E. M. Aquisição da linguagem. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à Linguística. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012, v. 2, p. 241-271.
- SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Bibliografia Complementar
- ELLIS, R. Understanding Second Language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.
- FREUD, S. Psicopatologia da vida cotidiana. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. VI. Rio de Janeiro: Delta, s/d.
- LARSEN-FREEMAN, D.; LONG, M. H. An introduction to Second Language Acquisition Research. New York: Routhledge, 2014.
- SANTOS, P.; ORTÍZ A., M. L. Língua e cultura no contexto de Português Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 2010.
- SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita. 13. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
Bibliografia Suplementar
- LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Metodologia_ensino_linguas.pdf. Acesso em: 28 set. 2016.
- MORAES, M. R. S. Materna/estrangeira: o que freud fez da língua. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 38, 2001. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639333. Acesso em: 28 set. 2016.
Literaturas em Língua Portuguesa: nacionalismo literário e resistência (60h; Pré-requisito: não há).
Ementa: A produção literária da primeira metade do século XIX nos países de língua portuguesa. Figurações literárias do índio e construções do imaginário nacional; abolicionismo e resistência.
Bibliografia básica
- BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1972.
- BOSI, A. Dialética da colonização. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
- HOLANDA, S. B. Antologia dos poetas brasileiras da fase colonial. São Paulo: Perspectiva, 1979.
- MERQUIOR, J. G. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.
- MOISÉS, M. História da literatura brasileira. vols. II ao V. São Paulo: Cultrix:, 1997.
Bibliografia complementar
- BONNICI,T. & ZOLIN L. O. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá. EDUEM, 2009.
- CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 8. ed. São Paulo: Publifolha, 2000.
- FRANCHETTI, P. Estudos de literatura brasileira e portuguesa. Cotia, São Paulo: Ateliê, 2007.
- MORAES, V.L.A. Entre Narciso e Eros: a construção do discurso amoroso em José de Alencar. Fortaleza: EDUFC, 2005
- SILVA, L. D. “Viajantes: a paisagem vista por outros olhos”.Ciência & Trópico. Recife, v.28, n.2, p.249-260, jul./dez. 2000.
Bibliografia suplementar
- COSTA, C. B. Justiça e Abolicionismo na poesia de Castro Alves. In http://www4.pucsp.br/projetohistoria/downloads/volume33/artigo_08.pdf, acessado em 25-09-2016
- PEREIRA, E.S. R. Um fabulador da Nacionalidade: José de Alencar In http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/14/um_fabulador_da_nacionalidade_jose_de_alencar.pdf acessado em 25-09-2016.
Literatura Afro-brasileira (60 horas. Pré-requisito: não há).
Ementa: Os afrodescendentes e os contextos ideológicos do final do século XIX à contemporaneidade. A literatura afro-brasileira. Os Cadernos Negros.
Bibliografia básica
- BERND, Z.. Negritude e literatura na América Latina. Porto alegre: Mercado Aberto, 1987.
- BHABHA, H. O Local da Cultura. Tradução Eliana Reis; Myriam Ávila. Belo Horizonte: EDUFMG, 2013.
- DUARTE, E.(org). Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol 1 Belo Horizonte: UFMG, 2011.
- DUARTE, E.(org). Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol 2 Belo Horizonte: UFMG, 2011.
- DUARTE, E.(org). Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol 3 Belo Horizonte: UFMG, 2011.
Bibliografia complementar
- CHALHOUB,S; PINTO, A. F. M. Pensadores Negros-Pensadores Negras. Brasil séculos XIX e XX. vol 11. Belo Horizonte: Fino Traço, UFRB, 2016.
- DAMASCENO, B. G. Poesia negra no Modernismo brasileiro. Campinas: Pontes, 1988.
- DUARTE, E.(org). Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol 4 Belo Horizonte: UFMG, 2011.
- DUARTE, C.; DUARTE, E.A. Falas do Outro: literatura, gênero, etnicidade. Belo Horizonte:UFMG, 2010.
- SCHARCZ, L.; STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Bibliografia suplementar
- DUARTE, E. A. Literatura Afro Brasileira: um conceito em construção. In https://social.stoa.usp.br/articles/0037/3053/Literatura_Afro-brasileira_EDUARDO.pdf acessado em 25-09-2016
- FONSECA, M. N. S. (Org.) Brasil Afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Fundamentos sócio-históricos da Educação (30 horas. Pré-requisito: não há)
Ementa: Relação educação, sociedade e cultura. Educação e desigualdade sociais. Dimensão política da educação. Diferença e diversidade no contexto educacional. Educação e movimentos sociais. Educação e relações étnico-raciais no Brasil. Educação e descolonização do saber nos países da integração.
Bibliografia básica
- BOURDIEU, P. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
- CANDAU, V. M. (org.). Sociedade, educação e cultura(s): colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
- DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. São Paulo: Editora Hedra, 2010.
- LUZ, N. C. P. Descolonização e educação: diálogos e proposições metodológicas. Curitiba: Editora CRV, 2013
- SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.
Bibliografia complementar
- ABRAMOWICZ et al. (orgs). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006.
- DOMINGOS, L. T. Desafios da educação na África, Moçambique: a busca de alteridade. In: RAMOS, J.F.P. (org). Cá e Acolá. Fortaleza, Edições UFC, 2013.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
- NASCIMENTO, E. L. (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.
- TAVARES, F. J. P. Limiares Críticos da Educação na “África Lusófona”. In: SEVERINO, A. J.; Almeida, C. R. S.; LORIERI, M. A. Perspectivas da Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
Fundamentos Psicológicos da Educação (30 horas. Pré-requisito: não há)
Ementa: Educação e Socialização. Educação e Psicologia: controle social, desenvolvimento e aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e descolonização do conhecimento. Psicologia na perspectiva das relações étnico-raciais. Impacto do racismo na construção da identidade.
Bibliografia básica
- BENTO, M. A.; CARONE, I. Psicologia Social do Racismo: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
- DUBAR, Cl. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.
- FANON, F. (2008). Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EdUFBA.
- LA TAILLE, Y. et al. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
- VYGOTSKI, L.S. (1991). Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
Bibliografia complementar
- AMMAR, I. Efeitos psicossociais do racismo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
- BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis, Vozes, 1983.
- BRANDÃO, C. R. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.
- COLL, C. et al. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação. Vol.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
- SOUZA, S. J. Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In S. Kramer; M. I. Leite (Orgs.), Infância: fios e desafios da pesquisa (pp. 39-55). Campinas, SP: Papirus, 1996.