Ementas – 5o. semestre
História da Língua Portuguesa I (60 horas. Pré-requisitos: Fonética e fonologia da língua portuguesa; Morfologia da língua portuguesa; Sintaxe da língua portuguesa; Latim I)
Ementa: Primeiros documentos escritos em português. História externa e formação da língua portuguesa. A periodização da língua portuguesa: diferentes propostas. Estudo de variantes lexicais, fonéticas, morfológicas e sintáticas de sincronias passadas da língua Portuguesa, enfocando o português antigo e clássico. Distinções entre o português europeu moderno e português brasileiro.
Bibliografia básica
- BASSO, R. M.; GONÇALVES, R. T. História concisa da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2014.
- FARACO, C. A. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola, 2005.
- MATTOS E SILVA, R. V. Caminhos da linguística histórica: ouvir o inaudível. São Paulo: Parábola, 2008.
- MATTOS E SILVA, R. V. O português arcaico: fonologia, morfologia e sintaxe. São Paulo: Contexto: 2006.
- TEYSSIER, P. História da língua portuguesa. Tradução Celso Cunha. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Bibliografia complementar
- CASTRO, Ivo. Introdução à História do Português. 2. ed. rev. ampl. Lisboa: Colibri, 2006.
- CUNHA, A. G. Vocabulário histórico-cronológico do português medieval. ed.rev. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. 2 vols.
- GALVES, C. Periodização e competição de gramáticas: o caso do português médio. In: LOBO, T.; CARNEIRO, Z.; SOLEDADE, J. et al. (orgs.) Rosae: Linguística Histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EdUFBA, 2012, 65-74.
- MATTOS E SILVA, R. V. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.
- SPINA, S. História da Língua Portuguesa. São Paulo: Ateliê, 2012.
Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas nas Modalidades Oral e Escrita (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: O conceito de aprendizagem de línguas. Métodos e metodologias de ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira/segunda língua. Competências e abordagens de ensinar e aprender e suas influências na prática pedagógica do professor de línguas. O sujeito aprendiz e o professor de línguas: linguagem, ideologia e processos identitários.
Bibliografia básica
- ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas No Ensino de Línguas. Edição Comemorativa – 20 Anos. Campinas: Pontes Editores, 2013.
- CORACINI, M. J.; BERTOLDO, E. S. (Orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre/na sala de aula: (língua materna e língua estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003.
- GERHARDT, A. F. L. M. Ensino-aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2013.
- JOBIM E SOUZA, S. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 7. ed. Campinas: Papirus, 1996.
- VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Bibliografia complementar
- FRANCO, A. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. Belo Horizonte: LÊ,1997.
- GONÇALVES, L. O ensino de Português como Língua Estrangeira: reflexões sobre a prática pedagógica. Roosevelt: Boavista Press, 2016.
- KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 7. ed. São Paulo: Ática, 2009.
- MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de Lingüística Aplicada. A natureza social e educacional dos processos de ensino e aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.
- ROCHA, C. H.; BRAGA, D. B. ; CALDAS, R. R. . Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. Campinas: Pontes Editores, 2015.
Bibliografia suplementar
- DOLZ, Joaquim. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA, São Paulo , v. 32, n. 1, p. 237-260, Apr. 2016 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000100237&lng=en&nrm=iso. Acesso em : 29 Set. 2016.
- NEVES, R. de A.; DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias de aprendizagem. UNIrevista, São Leopoldo, vol. 1, n. 2., 2006. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3453/Vygotsky%20e%20as%20teorias%20da%20aprendizagem.pdf?sequence=1. Acesso em 29 set. 2016.
Literaturas em Língua Portuguesa: Realismo literário e produção finissecular (60 horas. Pré-requisito: não há).
Ementa: O Realismo literário. A produção literária das últimas décadas do século XIX nos países de língua portuguesa.
Bibliografia básica
- CANDIDO, A. O discurso e a cidade. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2004.
- GALVÃO, Walnice Nogueira. Euclidiana: ensaios sobre Euclides da Cunha. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
- MATE, Alexandre & SCHWARCZ, Pedro Moritz. (org.) Antologia do teatro brasileiro. Século XIX – comédia [Arthur Azevedo, Qorpo Santo]. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
- MURICY, Andrade. Panorama do movimento simbolista brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1987.
- SCHWARZ, R. Um mestre na periferia do capitalismo. Machado de Assis. São Paulo, Ed. 34, 2000.
Bibliografia complementar
- DUARTE, Eduardo Assis. Machado de Assis Afrodescendente. Belo Horizonte: PALLAS, 2007.
- FISCHER, Luís Augusto. Parnasianismo brasileiro: entre ressonância e dissonância. Porto Alegre: EduPUcRs, 2003.
- MENDES, Algemira de Macedo. A escrita de Maria Firmina dos Reis na literatura afrodescendente brasileira: revisitando o cânone. São Paulo: Chiado Brasil, 2016.
- SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas. São Paulo, Ed. 34, 2000.
Bibliografia suplementar
- FONSECA, M. N. S. & MOREIRA, T. T. Panorama das literaturas africanas de língua portuguesa. Disponível em: http://pucminas.br/imagedb/mestrado_doutorado/publicacoes/PUA_ARQ_ARQUI20121019162329.pdf Acessado em 27/09/2016.
Política Educacional e Organização da Educação nos países da integração (60 horas. Pré-requisito: não há)
Ementa: Políticas e Diretrizes Curriculares Educacionais nos países da Integração: política, planejamento e legislação educacionais. Políticas de financiamento. Políticas de formação e valorização do trabalho docente. Sistemas de Ensino. Organização da Educação nos países da Integração. Educação em contexto de globalização.
Bibliografia básica
- AFONSO, M. Educação e Classes Sociais em Cabo Verde. Praia: Spleen (2000).
- CÁ, L. Estado: políticas públicas e gestão educacional. Cuiabá: EdUFMT, 2010.
- DOMINGOS, L. T. Desafios da educação na África, Moçambique: a busca de alteridade. In: RAMOS, J.F.P. (org). Cá e Acolá. Fortaleza, Edições UFC, 2013.
- GENTILLI, P. A. A.; SILVA, T. T. (orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 13. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
- LIBÂNEO, J. C. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Bibliografia complementar
- CÁ, L. O. A constituição da política do currículo na Guiné-Bissau e o mundo globalizado. Cuiabá: EdUFMT/CAPES, 2008.
- FREIRE, P. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
- GOLIAS, M. Educação básica: temáticas e conceitos. Maputo: Diname, 1999.
- MAZULA, B. Educação, Cultura e Ideologia em Moçambique: 1975-1985. Porto: Afrontamento e Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, 1995.
- MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.
Didática nos Países da Integração (60 horas. Pré-requisito: não há)
Ementa: Descolonização do ensino e da aprendizagem. Didática, ciência da educação, instrução e ensino. Identidade docente e saberes especializados. Processos de ensino e de aprendizagem. Organização e dinâmica da prática pedagógica: planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e da aprendizagem. Laboratório em didática na perspectiva da descolonização do ensino e da aprendizagem.
Bibliografia Básica:
- FARIAS, M. S. et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Líber Livro, 2008.
- FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
- PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2009.
- SILVA, C. Professoras Negras: identidades e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013 (Coleção Etnicorracial).
- SILVA, G. C. et al. Abordagens políticas, históricas e pedagógicas de igualdade racial no ambiente escolar. Redenção (CE): UNILAB, 2015.
Bibliografia complementar
- ABRAMOWICZ, A. (org.). Educação como prática da diferença. Campinas (SP): Autentica 2006.
- CANDAU, V. M. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In: CANDAU, V.M. (org.). Cultura(s) e Educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
- CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: Novos Tempos, Novas Atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
- LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.
- VEIGA, Ilma P. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma P.; D’Ávila, Cristina. (Orgs.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 13-22.
Metodologia da pesquisa científica (60 horas em regime semi-presencial. Pré-requisitos: não há.)
Ementa: Teoria do conhecimento e o uso de técnicas de pesquisa. Processo de pesquisa, produção e expressão do conhecimento. Técnicas de estudo e métodos de pesquisa na elaboração do projeto de pesquisa de trabalho de conclusão de curso.
Bibliografia Básica
- ALVES, R. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e a suas regras. 12. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
- CARVALHO, M. C. M. Construindo o saber. Metodologia científica fundamentos e técnicas. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2001.
- GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 7. ed. Rio de Janeiro. Record, 2003.
- LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
- SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
Bibliografia complementar
- DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
- ECO, U. Como se Faz uma Tese. 14. ed. São Paulo: Perspectiva S.A. 1996.
- KUHN, T. S. Estrutura das Revoluções Científicas. 10. ed. São Paulo: Perspectivas, 2010.
- LUCKESI, C. et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
- RUIZ, J. A., Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Bibliografia suplementar
- SANTOS, M. O território e o saber local: algumas categorias de análise. Cadernos Ippur, Rio de Janeiro, v. 2, p. 15-25, 1999. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/cad_ippur/issue/viewFile/277/86#page=13. Acesso em: 02 out. 2016.
- SCHWARTZ, Y. A comunidade científica ampliada e o regime de produção de saberes. Revista Trabalho e Educação, v. 7, p. 38-46, 2013. Disponível em: http://150.164.116.248/seer/index.php/trabedu/article/view/1681. Acesso em: 02 out. 2016.