Ementas – 5o. semestre

História da Língua Portuguesa I (60 horas. Pré-requisitos: Fonética e fonologia da língua portuguesa; Morfologia da língua portuguesa; Sintaxe da língua portuguesa; Latim I)

Ementa: Primeiros documentos escritos em português. História externa e formação da língua portuguesa. A periodização da língua portuguesa: diferentes propostas. Estudo de variantes lexicais, fonéticas, morfológicas e sintáticas de sincronias passadas da língua Portuguesa, enfocando o português antigo e clássico. Distinções entre o português europeu moderno e português brasileiro.

Bibliografia básica

  • BASSO, R. M.; GONÇALVES, R. T. História concisa da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2014.
  • FARACO, C. A. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola, 2005.
  • MATTOS E SILVA, R. V. Caminhos da linguística histórica: ouvir o inaudível. São Paulo: Parábola, 2008.
  • MATTOS E SILVA, R. V. O português arcaico: fonologia, morfologia e sintaxe. São Paulo: Contexto: 2006.
  • TEYSSIER, P. História da língua portuguesa. Tradução Celso Cunha. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Bibliografia complementar

  • CASTRO, Ivo. Introdução à História do Português. 2. ed. rev. ampl. Lisboa: Colibri, 2006.
  • CUNHA, A. G. Vocabulário histórico-cronológico do português medieval. ed.rev. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. 2 vols.
  • GALVES, C. Periodização e competição de gramáticas: o caso do português médio. In: LOBO, T.; CARNEIRO, Z.; SOLEDADE, J. et al. (orgs.) Rosae: Linguística Histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EdUFBA, 2012, 65-74.
  • MATTOS E SILVA, R. V. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.
  • SPINA, S. História da Língua Portuguesa. São Paulo: Ateliê, 2012.

 

Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas nas Modalidades Oral e Escrita  (60 horas. Pré-requisitos: não há)

Ementa: O conceito de aprendizagem de línguas. Métodos e metodologias de ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira/segunda língua. Competências e abordagens de ensinar e aprender e suas influências na prática pedagógica do professor de línguas. O sujeito aprendiz e o professor de línguas: linguagem, ideologia e processos identitários.

Bibliografia básica

  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas No Ensino de Línguas. Edição Comemorativa – 20 Anos. Campinas: Pontes Editores, 2013.
  • CORACINI, M. J.; BERTOLDO, E. S. (Orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre/na sala de aula: (língua materna e língua estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003.
  • GERHARDT, A. F. L. M. Ensino-aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2013.
  • JOBIM E SOUZA, S. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 7. ed. Campinas: Papirus, 1996.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Bibliografia complementar

  • FRANCO, A. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. Belo Horizonte: LÊ,1997.
  • GONÇALVES, L. O ensino de Português como Língua Estrangeira: reflexões sobre a prática pedagógica. Roosevelt: Boavista Press, 2016.
  • KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 7. ed. São Paulo: Ática, 2009.
  • MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de Lingüística Aplicada. A natureza social e educacional dos processos de ensino e aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.
  • ROCHA, C. H.; BRAGA, D. B. ; CALDAS, R. R. . Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. Campinas: Pontes Editores, 2015.

Bibliografia suplementar

 

Literaturas em Língua Portuguesa: Realismo literário e produção finissecular (60 horas. Pré-requisito: não há).

Ementa: O Realismo literário. A produção literária das últimas décadas do século XIX nos países de língua portuguesa.

Bibliografia básica

  • CANDIDO, A. O discurso e a cidade. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2004.
  • GALVÃO, Walnice Nogueira. Euclidiana: ensaios sobre Euclides da Cunha. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
  • MATE, Alexandre & SCHWARCZ, Pedro Moritz. (org.) Antologia do teatro brasileiro. Século XIX – comédia [Arthur Azevedo, Qorpo Santo]. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
  • MURICY, Andrade. Panorama do movimento simbolista brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1987.
  • SCHWARZ, R. Um mestre na periferia do capitalismo. Machado de Assis. São Paulo, Ed. 34, 2000.

Bibliografia complementar

  • DUARTE, Eduardo Assis. Machado de Assis Afrodescendente. Belo Horizonte: PALLAS, 2007.
  • FISCHER, Luís Augusto. Parnasianismo brasileiro: entre ressonância e dissonância. Porto Alegre: EduPUcRs, 2003.
  • MENDES, Algemira de Macedo. A escrita de Maria Firmina dos Reis na literatura afrodescendente brasileira: revisitando o cânone. São Paulo: Chiado Brasil, 2016.
  • SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas. São Paulo, Ed. 34, 2000.

Bibliografia suplementar

 

Política Educacional e Organização da Educação nos países da integração (60 horas. Pré-requisito: não há)

Ementa: Políticas e Diretrizes Curriculares Educacionais nos países da Integração: política, planejamento e legislação educacionais. Políticas de financiamento. Políticas de formação e valorização do trabalho docente. Sistemas de Ensino. Organização da Educação nos países da Integração. Educação em contexto de globalização.

Bibliografia básica

  • AFONSO, M. Educação e Classes Sociais em Cabo Verde. Praia: Spleen (2000).
  • CÁ, L. Estado: políticas públicas e gestão educacional. Cuiabá: EdUFMT, 2010.
  • DOMINGOS, L. T. Desafios da educação na África, Moçambique: a busca de alteridade. In: RAMOS, J.F.P. (org). Cá e Acolá. Fortaleza, Edições UFC, 2013.
  • GENTILLI, P. A. A.; SILVA, T. T. (orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 13. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
  • LIBÂNEO, J. C. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Bibliografia complementar

  • CÁ, L. O. A constituição da política do currículo na Guiné-Bissau e o mundo globalizado. Cuiabá: EdUFMT/CAPES, 2008.
  • FREIRE, P. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
  • GOLIAS, M. Educação básica: temáticas e conceitos. Maputo: Diname, 1999.
  • MAZULA, B. Educação, Cultura e Ideologia em Moçambique: 1975-1985. Porto: Afrontamento e Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, 1995.
  • MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.

 

Didática nos Países da Integração (60 horas. Pré-requisito: não há)

Ementa: Descolonização do ensino e da aprendizagem. Didática, ciência da educação, instrução e ensino. Identidade docente e saberes especializados. Processos de ensino e de aprendizagem. Organização e dinâmica da prática pedagógica: planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e da aprendizagem. Laboratório em didática na perspectiva da descolonização do ensino e da aprendizagem.

Bibliografia Básica:

  • FARIAS, M. S. et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Líber Livro, 2008.
  • FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2009.
  • SILVA, C. Professoras Negras: identidades e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013 (Coleção Etnicorracial).
  • SILVA, G. C. et al. Abordagens políticas, históricas e pedagógicas de igualdade racial no ambiente escolar. Redenção (CE): UNILAB, 2015.

Bibliografia complementar

  • ABRAMOWICZ, A. (org.). Educação como prática da diferença. Campinas (SP): Autentica 2006.
  • CANDAU, V. M. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In: CANDAU, V.M. (org.). Cultura(s) e Educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
  • CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: Novos Tempos, Novas Atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
  • LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.
  • VEIGA, Ilma P. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma P.; D’Ávila, Cristina. (Orgs.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 13-22.

 

Metodologia da pesquisa científica (60 horas em regime semi-presencial. Pré-requisitos: não há.)

Ementa: Teoria do conhecimento e o uso de técnicas de pesquisa. Processo de pesquisa, produção e expressão do conhecimento. Técnicas de estudo e métodos de pesquisa na elaboração do projeto de pesquisa de trabalho de conclusão de curso.

Bibliografia Básica

  • ALVES, R. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e a suas regras. 12. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
  • CARVALHO, M. C.  M. Construindo o saber. Metodologia científica fundamentos e técnicas. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2001.
  • GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais.  7. ed. Rio de Janeiro. Record, 2003.
  • LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

Bibliografia complementar

  • DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
  • ECO, U. Como se Faz uma Tese. 14. ed. São Paulo: Perspectiva S.A. 1996.
  • KUHN, T. S. Estrutura das Revoluções Científicas. 10. ed. São Paulo: Perspectivas, 2010.
  • LUCKESI, C. et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
  • RUIZ, J. A., Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia suplementar

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