Ementas – 7o. semestre
Semântica e Pragmática (60 horas. Pré-requisito: Sintaxe da língua portuguesa)
Ementa: A semântica e sua relação com a teoria linguística geral. Problemas gerais sobre a questão do sentido. As principais vertentes da análise semântica. Fronteiras entre Semântica e Pragmática. A enunciação. Teoria dos atos de fala. Princípio de cooperação e implicaturas conversacionais.
Bibliografia básica
- ARMENGAUD, F. Pragmática. São Paulo: Parábola, 2006.
- BASSO, R.; FERRAREZI, C. (Org.). Semântica, Semânticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2013.
- CANÇADO, M. Manual de Semântica. São Paulo: Contexto, 2012.
- GUIMARAES, Eduardo. História da semântica: sujeito, sentido e gramática no Brasil. Campinas: Pontes, 2004.
- OLIVEIRA, R. P. Semântica. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras, v. 2. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 17-46.
- PINTO, J. P. Pragmática. In: MUSSALIN, F; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à Linguística. v. 2 São Paulo: Cortez, 2004.
Bibliografia complementar
- CHIERCHIA, G. Semântica. Trad. Luiz Arthur Pagani; Lígia Negri; Rodolfo Ilari. Campinas & Londrina: Editora da Unicamp & Editora da UEL, 2003.
- ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
- ILARI, R. Introdução ao Estudo do Léxico – Brincando com as Palavras. São Paulo: Contexto: 2002.
- LEVINSON, S. C. Pragmática. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
- MARQUES, Maria Helena Duarte. Iniciação à semântica. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2011.
Bibliografia suplementar
- BORGES NETO; MÜLLER, A. L. PIRES DE OLIVEIRA, R. A Semântica formal das línguas naturais: histórias e desafios. In: Revista de Estudos Linguísticos. Belo Horizionte, Vol. 20, n 1, p 119-148, jan./jun. 2012. Disponível em: http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2576/2528. Acesso: 10 mar. 2016.
- PIRES DE OLIVEIRA, R.; BASSO, R. M. A Semântica, a pragmática e os seus mistérios. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 5, n. 8, março de 2007. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_8_a_semantica_a_pragmatica_e_os_seus_misterios.pdf
Estudo de línguas crioulas de base portuguesa e do português na África (60 horas. Pré-requisitos: Fonética e Fonologia da língua portuguesa, Morfologia da língua portuguesa e Sintaxe da língua portuguesa)
Ementa: Aspectos históricos da expansão ultramarina portuguesa. Contato linguístico. Características gerais da linguística africana. As línguas crioulas de base portuguesa na África: aspectos sócio-históricos e linguísticos. Visão geral da língua portuguesa falada na África: aspectos sócio-históricos e linguísticos.
Bibliografia básica
- FIORIN, J.L; PETTER, M.M.T. (Org.). África no Brasil: a formação da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2009.
- HOLM, J. An introduction to pidgins and creoles. New York: Cambridge University Press, 2000.
- NURSE, D; PHILIPPSON, G(Ed.). The Bantu languages. Londres: Nova Iorque: Routledge, 2003.
- PARKVALL, M. Da África para o Atlântico. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
- PETTER, M. Introdução à linguística africana. São Paulo: Contexto: 2015.
Bibliografia complementar
- BICKERTON, D. Dynamics of a creole system. New York: Cambridge University Press, 2009.
- GALVES, C.; GARME, H.; RIBEIRO, F.R. África-Brasil: caminhos da língua portuguesa. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
- HERNANDEZ, L.L. Á África na sala de aula. 3a ed. São Paulo: Selo Negro, 2008.
- LUCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (orgs.) O português afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009.
- MUFWENE, S. S. The ecology of language evolution. New York: Cambridge University Press, 2001.
Bibliografia suplementar
- COUTO, H.H.; EMBALÓ, F. Literatura, língua e cultura na Guiné-Bissau. PAPIA, v20, 2010. http://revistas.fflch.usp.br/papia/article/view/1702
- LOPES, J.F.; CAMPOS, E.A. A expressão pronominal no português brasileiro e no português falado em Cabo Verde — trilhando possíveis (as)simetrias. PAPIA, v25, n2, 2015. http://revistas.fflch.usp.br/papia/article/view/2517
Linnguística Aplicada: Tecnologias Digitais no Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa (60 horas. Pré-requisitos: não há)
Ementa: Aplicação de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa, com foco no desenvolvimento de competências voltadas à Educação à Distância (EaD). Análise de ambientes virtuais de aprendizagem. Produção de materiais didáticos para o contexto virtual.
Bibliografia básica
- ARAÚJO, J. C.; ARAÚJO, N. M. S. (Org). EaD em tela: docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas: Pontes, 2013.
- CORTELAZZO, A. B. C. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em EaD. Curitiba: IBPEX, 2009.
- FARIA, A. A.; LOPES, L. F. Práticas pedagógicas em EaD. Curitiba: Intersaberes, 2014.
- FERREIRA, T. S. F. Representações sobre o agir: caminhos para a compreensão do papel da tutoria em EaD. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
- LÉVI, P. As tecnologia da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
Bibliografia complementar
- FARBIARZ, A. FARBIARZ, J. L. EaD online: suportes e leituras. Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.
- LOPES, L. F.; FARIA, A. A. O que e o quem em EaD. Curitiba: Intersaberes, 2013.
- MAIA, C. ABC da EaD: a educação à distância hoje. Rio de Janeiro: Prentice Hall Brasil, 2007.
- PIVA JÚNIOR, D et al. EaD na prática: planejamento, métodos e ambientes de educação online. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
- SILVA, R. S. Ambientes virtuais e multiplataformas online na EaD: didática e design tecnológico de cursos digitais. Rio de Janeiro: Rio Books, 2015.
Bibliografia suplementar
- SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf . Acesso em: 02 out. 2016.
- TANZI NETO, A.; LESSA, C. B. A. Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem sob a ótica dos estudos bakhtinianos. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 9, n. 2, p. Port. 164-183/Eng. 171-190, 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/20485. Acesso em: 02 out. 2016.
Literaturas em Língua Portuguesa: diálogos na ficção e na poesia da primeira metade do século XX (60 horas. Pré-requisito: não há).
Ementa: O Neorrealismo em Portugal; o romance da segunda geração modernista brasileira. Baianidade e africanidade. A influência da literatura brasileira na poesia e na ficção africana de língua portuguesa. Literatura anticolonialista na África.
Bibliografia básica
- AUGEL, M. P. O desafio do escombro: nação, identidades e pós-colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
- BUENO, L. Uma história do romance de 30. São Paulo: Edusp, 2016.
- CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2004.
- LUKÁCS, G. O romance histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.
- MACEDO, T. e CHAVES, R. (org.). Portanto… Pepetela. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.
Bibliografia complementar
- BERGAMO, E. Ficção e convicção: Jorge Amado e o neo-realismo literário português. São Paulo: Unesp, 2008.
- BONNICI, T. & ZOLIN L. O. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá. EDUEM, 2009.
- LEITE, A. M. Literaturas Africanas e formulações pós-coloniais. 2.ed. Lisboa: Colibri: 2003.
- MAZRUI, A. et al. O desenvolvimento da literatura moderna. In: História Geral da África, vol. VIII. África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010.
- PANTOJA, S. e THOMPSON E. As culturas africanas na encruzilhada dos mundos. In: PANTOJA, S; BERGAMO, E. (Org.). África contemporânea em cena – perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Intermeios, 2015.
Bibliografia suplementar
- NOA, F. “Literatura colonial em Moçambique: o paradigma submerso” . In http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/49007/53085 Acessado em 27/09/2016.
- PAIVA, V. A literatura brasileira na gênese do neo-realismo. In http://ubiletras.ubi.pt/wp-content/uploads/ubiletras04/paiva-valeria-literatura-brasileira-neo-realismo.pdf Acessado em 27/09/2016.
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa II: Leitura, literatura e língua portuguesa no Ensino Fundamental (30 horas em regime semi-presencial. Pré-requisito: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa I: Alfabetização e Letramento nos espaços lusófonos)
Ementa: Concepções de linguagem e ensino de Língua Portuguesa. O processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa: considerações de ordem teórico-metodológica. Subsídios para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, no âmbito da linguagem oral, leitura, produção textual e análise linguística. Reflexão sobre a literatura no espaço escolar e sobre estratégias metodológicas para seu ensino no nível fundamental. Reflexão sobre o trabalho com a língua portuguesa e com a literatura nos espaços lusófonos (a relação entre língua oficial e língua materna).
Bibliografia básica
- CASTILHO, A. T. de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 1998.
- FAVERO, L L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e Escrita: perspectivas para o ensino da língua materna. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
- GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
- KLEIMAN, A. Oficina de Leitura. 14. ed. Campinas: Pontes, 2012.
- ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Bibliografia complementar
- BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós chegamu na escola e agora? Sociolingüística e educação. São Paulo. Parábola,. 2005.
- MORAIS, A.G. de. Ortografia: ensinar e aprender. 5. Ed. São Paulo: Ática, 2010.
- ROJO, R. (org.). A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000.
- SCHNEWNLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
- TERZI, Sylvia Bueno. A construção da leitura. 2. ed. São Paulo: Pontes, 2001.
Bibliografia suplementar
- BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais – Ensino fundamental– Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 1998.
TCC II (60 horas em regime semi-presencial. Pré-requisitos: TCC I)
Ementa: Realização da pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso: execução da metodologia, coleta de dados, análise e discussão dos resultados. Redação final trabalho de conclusão de curso, sob orientação de professor(a) da Unilab, com tema relacionado ao curso de Letras. Apresentação final do trabalho de conclusão de curso.
Bibliografia básica
- DEMO, P. Praticar ciência: metodologias do conhecimento científico. São Paulo: Saraiva, 2011.
- MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
- MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
- WELLEK, R.; WARREN, A. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.